terça-feira, 1 de março de 2011

O sistema de cotas nas universidades é justo?

                

                Muitas universidades reservam vagas para pessoas de escolas públicas e pessoas negras. Eu observo que essa situação é totalmente preconceituosa, pois dá para pensar que as pessoas negras e de escolas públicas não têm capacidade de conseguir passar no vestibular.
                Deveria haver vagas para pessoas de todas as classes, de todo tipo. Se estudar bastante, qualquer um tem condições de passar. Se essas cotas continuarem, os alunos de escola pública ou de cor negra sempre irão passar por preconceito e discriminação.
           Na minha opinião, discordo desse sistema de cotas, pois todos devem ter direitos iguais. Uma solução para esse problema seria investir na educação pública.

Sophia S. Soares -  6ª C



9 comentários:

  1. Ai que feliz!!!!! :D!!!!
    Professora obrg viu!!!!!s2!!

    ResponderExcluir
  2. Sófia,parebéns...,mas terei que fazer uma critíca,no ínicio do segundo parágrafo eu queria discutir.Pela minha visão não deveria existir cotas para ninguém.Em primeiro lugar,essas pessoas que passaram pelas cotas podem sofrer discriminação,e em segundo lugar todos podem coseguir um dia na vida a alegria de passar na faculdade porque ela estudou.''Nada é impossível para o ser humano,pois cada vez ele evolui!''

    ResponderExcluir
  3. Isso é verdade, mas ao invés de oferecer cotas, eles deveriam oferecer um curso de graça para os estudantes de escola pública, pois não é justo com quem fez escola particular a vida inteira, mas só os que estudaram em escola pública por pelo menos 5 anos, incluindo o ensino médio, porque existe gente que entra no ensino médio na escola pública só para ganhar cotas, e isso não é justo :( --
    Sophia , teu texto tá muito bom , "é nóis" , amigas empatadas ! ( eu , maior nota, sophia, relato )

    ResponderExcluir
  4. KKKKK é nóis annalu!!!auhasusahsuhsauash!!!
    Bruno entendo sua crítica :D!!!
    Mas no meu ponto de vista,quero RESSALTAR que
    TODOS TEMOS DIREITOS IGUAIS!!!!!!´

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um ponto de vista mediano , na minha sincera opinião é preciso haver o sistema de cotas para "tapar" a falta enorme de educação nas escolas . Como a autora disse , a solução é melhorar o ensino nas redes públicas , mas isso ainda é considerado uma utopia , até porque se o ensino público fosse tão bom , não haveria necessidade de ter escolas particulares e muito caras.

    ResponderExcluir
  6. Sou contra o sistema de cotas e a favor de uma administração pública educacional eficiente, pois as cotas é mais um certificado do governo de demonstrar a incapacidade de administrar os recursos financeiros arrecadados através de impostos. Por que que ao invés de investir em cotas não administrar melhor a educação com oportunidades reais de aprendizado equiparando o ensino público ao privado? Não seria mais justo tanto para os de renda baixa quanto para os mais providos financeiramente? O sistema de cotas é apenas uma forma do governo dizer: estou administrando mal os impostos para a educação mas estou te garantindo na sua faculdade mesmo que não tenha a capacidade devido ao péssimo ensino público no qual empregamos seus impostos. Não seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Wesley. Obrigada pela participação, é sempre bom ler comentários de pessoas inteligentes! Volte sempre. :)

      Excluir