sexta-feira, 11 de março de 2011

A ausência da educação




Hoje, na aula de Português, vimos um curta chamado “Vida Maria”, que fala muito sobre a questão da educação. Quando as pessoas que não têm condições de ir à escola ou de estudar têm que ficar em casa e trabalhar, elas são maltratadas e obrigadas a conseguir dinheiro. Essa forma de serem tratadas transforma-nas em pessoas amargas e frias. Isso faz com que elas tratem os filhos da mesma forma que eram tratados.
Olhando dessa forma, nós vemos como as pessoas pobres levam a vida, como ela é sofredora e triste; tudo pela ausência da educação. Esta é uma oportunidade única que nunca deve ser recusada. Se nós não aproveitarmos a chance que temos, nossa vida se tornará igual a delas.
Muitas pessoas reclamam porque não querem estudar, porque querem usar bens materiais e levar a vida na brincadeira, mas temos sempre nos esforçar ao máximo para sermos os melhores no que fazemos. Para isso, precisamos da educação.


Mariana Nicoleli - 6ª A

"As pessoas devem  pensar bem antes de começar a trabalhar (quando jovem) porque, às vezes, elas se focam tanto no trabalho que acabam perdendo a melhor alegria do mundo: ser criança."  
 Marco Antônio - 6ª A 
   
"A vida no sertão é difícil, com barreiras para enfrentar. Isso é hereditário."
Ana Vitória - 6ª B

"Quando você assiste a esse vídeo, você sente e vê realmente o caminho que o Brasil está tomando sem educação. Mas não é só a educação, é também falta de oportunidade."
Ana Marina -  6ª B

"Sem educação, ninguém tem escolha."
Bruno Leandro - 6ªC

                                                                        

3 comentários:

  1. Seu texto ficou ótimo Mariana,mas eu acho que pessoas que levam uma vida pobre,nem todas ás vezes ficam amargas e frias.Um exemplo comum foi o caso do ex-presidente Lula,ele era pobre,maltratado pelo pai,mas conseguiu mudar seu destino.''Apenas nós podemos mudar nosso destino,se quisermos!''

    ResponderExcluir
  2. Depende muito, pois se a pessoa for de boa fé, ela consegue mudar a situação e dar a volta por cima,
    mas , e se ela for , digamos, maltrada , e estimulada a fazer maus tratos nos outros? aí , ela acaba sendo uma pessoa agressiva, fria, e amarga , e seus filhos acabam pegando esse "hábito" também, e concordo com Mariana no ponto de que se não aproveitarmos a chance, vamos acabar como essas pessoas. :/

    ResponderExcluir