quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Maioridade Penal


A maioridade penal deve ser reduzida para 16 anos? Esse tema está sendo discutido no Congresso Nacional e também é o tema do relato de hoje. 
Na minha visão, esse é um assunto bem complexo, pois tem um lado bom e um lado ruim. O lado bom é que se a maioridade penal for reduzida, as pessoas vão ser punidas pelos crimes que cometeram e já a partir dos 16 anos terão que cumprir suas responsabilidades.
Porém, o lado ruim é que se a partir dos 16 anos o adolescente for preso, ele irá conviver com outras pessoas que provavelmente vão influenciá-lo a continuar no crime, pois nunca vai aprender a fazer o certo.
Eu acho que deveria haver um meio termo, como, por exemplo: esses adolescentes irem para um lugar onde eles fizessem cursos e houvesse pessoas que os ajudassem a fazer o certo, o que raramente acontece na prisão.

Mariana Costa -  6ª B

9 comentários:

  1. bom,você colocou um assunto bem interessante,mas no seu último paragráfo,eu queria fazer uma crítica:não acho que eles deveriam ir para o lugar que você cita,eles devem comversam com um psicológo, que mostrasse a ele que o que ele fez foi errado!não mostrar o que é certo,mostrar o caminho para ele próprio seguir.

    ResponderExcluir
  2. Beeem, eu não concordo com Bruno, e sim com Mariana , acho que sim, eles deveriam fazer cursos porque estão no começo da vida profissional deles, e precisam fazer cursos para conseguir algo da vida, já que em faculdades podem ter certo preconceito com quem já fez crime . :S

    ResponderExcluir
  3. Anallu,você acha que eles não sabem diferenciar o certo do errado?Crianças de 12,13 anos já sabem a diferença.os votos por exemplo,com 16 anos a pessoa já pode votar,isso é responsabilidade,a mesma coisa é o que vc faz ou deixa de fazer,também é de sua responsabilidade!

    ResponderExcluir
  4. oopa .... eu não falei isso !
    eu falei q se eles forem em faculdades normais, vai rolar um certo preconceito , já que o jovem que cometeu o crime vai sofrer preconceito dos alunos e dos professores, e deveria existir sim, um curso para eles, já que algumas faculdades podem até rejeitar os alunos com antecedente criminal. e é isso . E JÁ errou outra coisa , que foi meu nome é COM 2 N'S ! :P

    ResponderExcluir
  5. Não acho!Na minha visão não.Antes de fazermos qualquer coisa devemos ter cuidado,pois nunca se sabe o que vai acontecer pela frente.E se ele sofrer preconceito na faculdade,ele tem que ignorar.''Nunca conseguiremos vitórias sem frustrações''.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião não tem meio termo, os ladroẽs estão usando os "pequenos marginais" para assaltar e depois colocam a culpa nos mais jovens pois já que eles são menores de idade eles receberão uma punição menor e o ladrão maior de idade não iria para a cadeia,isso é um ABSURDO!!

    ResponderExcluir