terça-feira, 11 de março de 2014

A Maioridade Penal

             

               A maioridade penal é a idade adulta (dezoito anos no Brasil). É a idade na qual o jovem já é responsável por si mesmo, responde pelas suas atitudes e é reconhecido como um adulto consciente.
               O Estatuto da Criança e do Adolescente protege o jovem menor de idade de passar muitos anos na cadeia, por exemplo: um adolescente de dezesseis anos comete um crime muito grave, como matar, e recebe a penalidade máxima de três anos.
               No Brasil, o adolescente com dezesseis anos já pode votar (não é obrigado) e não pode responder por seus crimes. Isso revolta a sociedade, pois esses jovens estão desmoralizando o país.
            A culpa desses acontecimentos tem grande parte na educação que esses jovens recebem em casa, pois os pais, com baixa renda, na maioria das vezes, têm muitos filhos e esses jovens podem ir para a vida criminal.
               A sociedade tem feito muita pressão para que esses jovens sejam punidos de uma forma mais séria. Porém, na cadeia, eles podem se tornar jovens delinquentes muito piores. São muitas as questões para serem resolvidas.
  Existem programas que ajudam o adolescente a sair da vida do crime. Um exemplo é o Criança Esperança, que ajuda crianças e jovens e os influencia a praticarem várias atividades como a música, a dança, a arte... Com esses programas, os jovens se tornam pessoa s de bem e aprendem a ser cidadãos cumpridores dos seus deveres sociais, políticos e individuais.
Lorena Menezes – 7º ano C


A questão da maioridade penal é uma decisão que deveria ser muito bem pensada, já que existem diversos argumentos para os dois lados.
Por um lado, sabemos que os jovens são muito influenciáveis e impulsivos, e colocá-los em um lugar onde ficam adultos não seria certo. Mas, por outro, se eles têm idade suficiente para votar, certamente terão para assumir seus erros.
Na minha opinião, deveria, sim, ser reduzida a idade penal, até porque eu, que tenho onze anos, já tenho uma ideia de qual a gravidade de matar uma pessoa, quem dirá um adolescente de quinze ou dezesseis anos?

Yasmim Albuquerque – 7º ano D


"O jovem que rouba um pão para sobreviver não deve ser preso. Porém, um jovem que mata uma pessoa merece ser preso em uma prisão só para jovens."
Beatriz Grossi - 7º ano AM

"Os pais devem educar os filhos desde pequenos a fazerem o que é certo, para que, quando crescerem, tenham consciência do bem e do mal. É possível resgatar um jovem infrator acreditando nele, fazendo com que ele tome consciência, se arrependa e faça apenas o certo."
Lucas Amaral - 7º ano BM


“Essas crianças infratoras podem aprender a roubar e ser violentas de várias formas... O comportamento dos jovens depende da educação fora e em casa, pois, às vezes, eles aprendem com a família.”
Vinícius Emanuel – 7º ano C

“Os pais, por um lado, são responsáveis por esse tipo de atitude, pois, se dessem limites aos filhos, talvez, isso não ocorreria.”
Amanda Oliveira – 7º ano AT

“A maioria das pessoas já nasce com uma personalidade, mas isso não significa que ela não possa mudar. Se ela tiver uma boa educação e pais com caráter, ela pode mudar.”
Joanna de Angelis – 7° ano BT




21 comentários:

  1. A questão da maioridade penal realmente deve ser revista. Não é justo que adolescentes cometam crimes e não sejam punidos como qualquer pessoa. A partir dos 15 anos, acho que já se sabe o bem e o mal. Nada a ver deixá-los soltos ou protegê-los. :/

    ResponderExcluir
  2. Concordo quando falam que essas pessoas já sabem o que fazem. Mas também concordo quando as meninas falam que o jovem pode ser influenciado na cadeia. Deve haver uma forma de punir, mas acho que não é mandar pra cadeia. Acho que seria pior.

    ResponderExcluir
  3. concordo com Amanda e Joana ,amanda eu achei interessante essa frase porque os pais ajudam na infância sim e também acho que a influencia deles e muito importante e também porque muitas pessoas não dão limites e deixam fazer o que quiser e Joana também concordo que as pessoas possam mudar só depende o que ela quiser então não só e a educação para que a pessoa mude acho também que depende do que ela quiser

    ResponderExcluir
  4. amanda nao é só culpa dos pais mas tbm do proprio filho de nao corrigir suas atitudes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se os pais derem um bom exemplo, podem ser espelhos para os seus filhos!
      Amanda Oliveira
      7°anoAT

      Excluir
  5. Mesmo com 15 anos eles já sabem o certo e o errado.Mas cabe aos pais ensina-los,pois é melhor eles ensina-los do q a própria vida.
    Gustavo Queque-Aluno do motivo do 7B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc mas cada familia tem sua cultura e com isso os ensinamentos sao diferentes Lucas Campelo aluno do 7B

      Excluir
  6. Ah propósito muito bom o texto de vcs. :D

    ResponderExcluir
  7. Acredito que a partir do momento em que um indivíduo tem a capacidade de furtar ou matar uma pessoa, ele tem idade suficiente para ser preso. Roubar comida, não deixa de ser um roubo, mas devemos ser relevente, pode ser que tenha roubado por fome ou pode ser que não, quanto a fome,é importante levar em conta que esse é um dos maiores problemas de nosso país e cabe ao governo e a nós também, acabar com a mesma.

    Maria Eduarda 8BT

    ResponderExcluir
  8. Penso que independentemente da sua idade cada um tem suas responsabilidades, se tivermos capacidade suficiente para cometer um crime também temos a mesma capacidade para ser responsáveis por esses atos absurdos... E não depende só dos pais ou das pessoas voltadas para os jovens, depende muito mais dos jovens que precisão se permitir a mudança, e não devem deixar algo grave acontecer para mudar, é sim no agora, enquanto é tempo... Além do governo dever diminuir a mair idade penal, deve melhorar a qualidade de ensino nas escolas públicas e assim levar mais jovens para as salas de aula.

    Gabriella Marques - 7anoBT

    ResponderExcluir
  9. dependendo da familia o mal exemplo vem de diferentes lugares como na propia familia o na rua mas cabi nao so aos pais e sim familiares e amigos que ajudem a conscientisar os jovens
    Lucas Campelo 7B

    ResponderExcluir
  10. O jovem só pode ficar no máximo 3 anos na cadeia, mas deveria ser assim: se ele matou, por exemplo, uma família inteira, ele ficaria, mais ou menos, uns 5 anos ( contando que ele tenha 16 anos ), mesmo passando dos 18 anos.

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante ver pessoas tão jovens opinando de forma madura sobre assuntos que, apesar de cotidianos são tão densos. Parabéns escritores, parabéns professora Liliane Lopes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! É uma honra para mim estar perto e conviver com alunos tão inteligentes. Poder presenciar como eles crescem textualmente e ouvir o que pensam é gratificante. Devemos ouvir mais nossos jovens, eles surpreendem e fazem com que nosso trabalho valha a pena :) Obrigada por participar disso tudo lendo os textos e opinando. Isso é importante para nós!

      Excluir
  12. Para mim, um jovem com 15 ou 16 anos ja têm maturidade suficiente para pagar por seus erros. Mas se um jovem dessa idade for preso com adultos ou pessoas que cometeram crimes muito piores que o que ele cometeu, com o tempo e a convivência com essas pessoas, ele pode sair de lá bem pior do que entrou.
    - Letícia

    ResponderExcluir
  13. isso me lembrou um vídeo que vi do cauê moura, (https://www.youtube.com/watch?v=GG-1N0U52vM) a diferença é que ele fala em questão a pena de morte, e o assunto aqui abordado é a maioridade penal mas acredito que meus argumentos sejam parecidos. Se um brasileiro tivesse educação, ele não roubaria. Se ele tivesse condições ele não roubaria (com exceções, porque sempre tem um babaca). maturidade é uma coisa muitoooooooo relativa, alguns com 15 já tem mais cabeça que outros com 30. Enfim , concordo em ser 18 anos, é uma idade que todos sempre tem em mente: É a idade que eu vou ser ''independente''.

    ResponderExcluir
  14. parbens guilhermina seu texto ficou mt bom!!!!!

    ResponderExcluir