domingo, 11 de março de 2012

Ciúme

          Ciúme, um sentimento de posse, um vício, que, se passar dos limites, poderá causar sérios danos; entre eles a perda da confiança daquela pessoa que tanto se queria ter por perto.
          Um exemplo de ciúme ultrapassando o limite da tolerância foi o “caso Eloá”, causando a morte de uma pessoa e a prisão de outra. Uma ainda estava presa ao amor que a outra já tinha esquecido e “virado a página”.
          Para mim, o ciúme é algo delicado e que exige cuidado. Um sentimento forte e possessivo, que com o exagero, o vício, se torna perigoso e sombrio. Quando ultrapassa o limite, pode virar loucura ou um sentimento “pegajoso”, acabando com a confiança do ser “amado” que não faz mais parte da vida da pessoa ciumenta.

Heloísa Cavalcante – 6ª AT

            A maioria das pessoas acha que o ciúme afeta mais quem o recebe do que quem o faz, mas é exatamente o contrário. O ciúme, quando em excesso, pode chegar a afetar a mente da pessoa que o faz, levando-a, muitas vezes, a destruir ou matar a coisa ou a pessoa de que se tem ciúme.

Letícia Petruccelli – 6ª C

           Ter ciúme é humano. É como sentir amor, ódio ou tristeza. Mas, como toda emoção, o ciúme tem que ser controlado para não prejudicar as pessoas que você ama nem a si mesmo. Afinal, se você ama alguém, liberte-a.

Sarah Rocha – 6ª D



Ilustração: Maria Clara Cardoso - 6ª A

22 comentários:

  1. Muito bom!!! Parabéns a todas essas alunas queridas!!! Não sou professor de Português, mas fico com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muitos do seu texto Heloísa ficou bem criativo, também gostei do jeito em que você utilizou as palavras.

    ResponderExcluir
  3. Muito Realista e Lucida nas palavras,muito bom, descrevem de maneira clara este sentimento. também me parece passarem quase sempre como algo ruim,claro que em determinado momento deixaram claro que só em excesso. sem mais...parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Letícia, mas na medida que fica obsessivo prejudica todos: Quem recebe e quem sente. Afeta a mente de quem sente e isso pode leva-la a agredir a pessoa de quem ela sente ciúmes. Assim eu concluo que o ciúme em grande quantidade não é bom pra ninguém.

    ResponderExcluir
  5. E sobre o desenho... Cacá eu achei LINDO, mas da proxima vez faz o fundo mais detalhado, menos branco! :)

    ResponderExcluir
  6. Não acredito que um pouquinho de ciúmes seja bom para relação, muito pelo contrário, acredito que qualquer nível de ciúme seja prejudicial e deve ser combatido. Ciúmes é insegurança, e qual seria a quantidade ideal de insegurança na vida de uma pessoa?

    ResponderExcluir
  7. Mas adorei os textos.Lindos

    ResponderExcluir
  8. Mas Mel, segurança e confiança se conquista a cada dia. Você nunca ficará comfiante de uma coisa se não tiver provas que ela é segura, sabe?! As vezes você precisa de uma insegurança, nesse caso o ciúme, para que alguem te prove o contrário. Assim, os votos de confiança sempre serão renovados. Tu entedeu minha linha de pensamento? :/

    ResponderExcluir
  9. Entendi.Mas eu acho que nem sempre se ganha confiança todo dia pois porque fizeram aquelas loucuras que dizer que é por amor?
    Acho que isso não é amor, e outra coisa isso começou no passado como um pouco de insegurança que agora vc vê os mais famosos que chegam até a morte.
    Não sei se vc entendeu?

    ResponderExcluir
  10. Aham! Entendi e concordo. Niveis elevados de ciúmes, são loucuras sim. E são muito perigosos por sinal. Apenas defendo ciúmes bobos que só demonstram amor e preocupação, aqueles que NÃO viram loucura e nem tragédias no final. Mas sou totalmente contra ciúme doentil e obsessivo. Tenho até medo! .-.

    ResponderExcluir
  11. Também morro de medo desse tipo de ciúme.
    Mas acho que todo tipo de ciúme é prejudicial pois afasta essa pessoas das outras.

    ResponderExcluir
  12. Acho que a pessoa que sente ciúme tem que controlar

    ResponderExcluir
  13. Acho que ter ciúme é realmente aceito nas relações, é um afeto, um modo cuidadoso e ao mesmo tempo um "medo" de perder a pessoa amada. Só basta pôr limites neste "sentimento" para que ele, ao contrário de querer o bem do(a) amado, não traga-o acontecimentos más.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelos textos meninas e Cacá muito bonito o desenho e representa bem o ciúme. Melissa eu concordo com você, o ciúme é horrível em qualquer quantidade,mas acho que é necessário ,as vezes, para adquirir confiança na pessoa que você sente ciúme.

    ResponderExcluir
  15. Vocês fizeram um ótimo texto parabéns!
    E o desenho também está muito fantástico,na minha opinião estão completos esses trechos

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse tema de relato!!
    concordo com você Heloísa!!


    Tabem acho que quem mais se prejudica com o ciúme é que pratica !
    pois estará guardando consigo mesmo um sentimento muito ruim, que nunca devemos ter!
    Bem, esta é a minha opinião!

    E gostaria de parabenizar os textos acima, que ficaram muito legais e muito bem elaborados!

    Gabriela 6ªBT

    ResponderExcluir
  17. concordo com todos, principalmente com Sarah, acho que se realmente amamos alguém devemos liberta-lá

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, os textos ficaram muito bons!
    Concordo com todos. O que mais gostei e concordei no texto de Heloísa foi na parte que ela fala que o ciúme pode virar um sentimento pegajoso. O de Letícia ficou muito bom, mas discordo da parte em que diz ´A maioria das pessoas acha que o ciúme afeta mais quem o recebe do que quem o faz, mas é exatamente o contrário` pois acho que o ciúme afeta IGUALMENTE a pessoa que o recebe e a pessoa que o faz. No de Sarah, concordo plenamente com tudo que ela escreveu.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o texto ! Acho que conseguiu realmente relatar do que se trata o ciúme .
    Na minha opinião o ciúme pode se tornar prejudicial , a pessoa tem e o causa .

    ResponderExcluir
  20. Adorei!!!
    Mas eu acho que vocês não definiram muito o que é Ciúme. Mesmo assim está bom.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom os textos adorei mesmo...
    Muito bom!!!
    Ass:thaise 6BT

    ResponderExcluir